Avaliação de impactos de tecnologias limpas e substituição de combustíveis para cocção em residências urbanas Tanzânia

Avaliação de impactos de tecnologias limpas e substituição de combustíveis para cocção em residências urbanas na Tanzânia 2004
Godfrey Alois Sanga, Campinas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE COMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

Resumo
SANGA, Godfrey Alois, Avaliação de impactos de tecnologias limpas e substituição de
combustíveis para cocção em residências urbanas na Tanzânia, Campinas, Faculdade de
Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, 2004. pp.115. Dissertação
(Mestrado)

O objetivo deste trabalho é verificar quantitativamente os impactos de melhoria de
eficiência e de substituição de combustíveis para cocção na cidade de Dar es Salaam, na Tanzânia. Neste trabalho foi realizada uma pesquisa, enfocando os países em desenvolvimento,sobre energia para cocção e as características que definem a energia limpa, baseado nos recomendados padrões de eficiência e de emissão de gases poluentes e substâncias particuladas.

Discute-se, também os mecanismos de promoção e popularização das tecnologias eficientes e doscombustíveis limpos. E seguidamente, o trabalho apresenta uma análise comparativa entre a melhoria de eficiência e a substituição de combustíveis em relação à demanda de energia para cocção, poluição do ar em ambientes fechados, emissão de gases de efeito estufa e custos.

Espera-se que este trabalho seja útil na formação de políticas para melhorar a oferta de energia para cocção em Dar es Salaam como também para reduzir o desmatamento, poluição do ar em ambientes fechados e a emissão de gases de efeito estufa provenientes de uso de combustíveis tradicionais na Tanzânia.

Palavras-Chave
Energia da biomassa, recursos energéticos – Tanzânia, biomassa – aproveitamento energético, substituição (tecnologia) – combustíveis.Nike Air Zoom Pegasus