RESULTADOS PROJETO GAIA – BRASIL

RESULTADOS PROJETO GAIA – BRASIL
Regina Couto, Project Gaia,Brazil, Abril 2007
[img_assist|nid=1604|title=|desc=|link=node|align=left|width=377|height=285]
O Projeto Gaia, teste de um fogão a álcool, é uma parceira do Banco do Povo, com a Shell Foundation e a Dometic, com apoio técnico da Winrock Internacional.
Os fogões foram testados em Minas Gerais. Em Betim – um assentamento do estado, na região metropolitana de Belo Horizonte; em Salinas no Norte de Minas, em uma comunidade urbana, na periferia da cidade; e em Urucânia, na região central do estado, em parceria com a Usina de Açúcar e Álcool Jatiboca, com famílias de funcionários residentes em região rural.
Durante cerca de 6 meses, 87 famílias utilizaram o fogão CleanCook, sendo semanalmente assessoradas pelo Projeto Gaia.

Também foram deixadas algumas unidades do Fogão CleanCook em um Camping, na região da Serra do Cipó, que foram disponibilizados aos freqüentadores.

O Fogão CleanCook, já comercializado na Europa e América do Norte a mais de 30 anos, foi redesenhado para ser produzido em larga escala e a baixo custo. O CleanCook utiliza 2 queimadores, podendo ser regulados, permitindo o cozimento rápido ou lento. Possui dois tanques recarregáveis de combustível, com capacidade para 1,2 litros de álcool cada. Quando o álcool é colocado dentro dos tanques é absorvido por uma fibra mineral, impedindo possíveis vazamentos, eliminando drasticamente a possibilidade de um incêndio acidental ou de explosões.

Resultados apontados:
Segundo as famílias que utilizaram o fogão CleanCook, os maiores benefícios do fogão são:
Segurança: nenhum perigo de escape do álcool ou de acidentes. Principalmente para as famílias com crianças pequenas.
Rapidez: mesmo utilizando um fogão com apenas 2 queimadores, as donas de casa conseguiram economizar entre 20 e 30 minutos por dia, em relação aos fogões tradicionais – lenha e gás.
Fácil manuseio: as famílias consideram que o fogão CleanCook é fácil de manusear e também de limpar.
Possibilidade de comprar o álcool em pequenas quantidades: grande parte dos usuários do CleanCook são de baixa renda, vivem de “bicos”, não possuindo renda fixa. Para essas pessoas, a possibilidade de comprar o combustível em pequenas quantidades, a medida que conseguem algum dinheiro, é considerado um fator de relevância.
Nova opção em relação aos combustíveis utilizados - Em várias regiões do estado e do país, o acesso a lenha está ficando difícil, devido a falta da lenha no entorno das comunidades e a proibição de pegar lenha em algumas regiões. Em relação ao gás GLP, o valor é muito alto para as famílias de baixa renda, além da dificuldade de acesso em regiões remotas.
Possibilidade das comunidades produzirem o álcool: a produção do álcool, através de microdestilarias pode ser uma nova alternativa de geração de renda para algumas comunidades. O equipamento é de fácil utilização, podendo ser adquirido através de investimentos comunitários.

Contatos do Projeto Gaia Brasil

Regina Couto – projetogaia@bcodopovo.org.br / reginafcouto@gmail.com - tel: 31-9109-4177

Rogério Miranda – rmiranda@winrock.org

Banco do Povo – www.bcodopovo.org.br
Rua Grão Mogol, 650- Sion Belo Horizonte MG
Cep: 30.310-010 Tel: 31-3282.8311
Nike Air Max 270